Twitter


Últimas

Nintendo 3DS pode ser bloqueado em caso de pirataria

Por Rei D.Pedro II em
No fim de semana passado, o Omelete visitou a feira Game World, em São Paulo, onde pudemos conversar com algumas pessoas ligadas à indústria dos videogames e jogar o alardeado Nintendo 3DS. Nossas impressões sobre o aparelho serão publicadas em breve, na OmeleTV, e em artigo especial. No entanto, uma característica do aparelho foi bastante discutida por lá fora do estande da Nintendo.

Aparentemente, há um sistema no firmware do aparelho que registra todos os passos do usuário - do "ligar" aos comandos de menus e jogos, até o desligar. Esse sistema levantaria também dados para travar o console portátil, caso o usuário tente usá-lo para rodar jogos piratas ou mexer nos programas instalados para destravá-lo, já que isso significaria uma quebra de contrato de utilização do Nintendo 3DS.

nintendo 3ds oficiais f05Ouvimos essa informação com desconfiança, mas circula na Internet uma notícia divulgada através de uma revenda, a japonesa Enterking, que corrobora essa possibilidade. A loja afirma que existe um gatilho no hardware, que fica registrado na memória e não pode ser apagado - essa informação serviria inicialmente para bloquear qualquer tentativa de uso da garantia do portátil. Segundo outras fontes, esse recurso pode destruir o aparelho caso a Nintendo deseje punir infratores - evitando assim a disseminação de jogos piratas via cartão de memória, como aconteceu amplamente com o Nintendo DS.

A única declaração da Nintendo sobre o assunto foi ao Eurogamer: “Nós não discutiremos os detalhes de segurança do produto (por razões óbvias) e também não discutiremos as medidas contra pirataria disponíveis no Nintendo 3DS. O console tem a tecnologia mais moderna possível para proteger o trabalho criativo nos softwares e também o sistema do Nintendo 3DS em si".

O lançamento ocidental do Nintendo 3DS acontece em 27 de março. A Nintendo do Brasil ainda não definiu preços ou data de lançamento por aqui, mas, em entrevista ao Omelete, Bill van Zill (Gerente Geral da Nintendo da América) declarou que a empresa pretende trazer o aparelho "o mais rápido possível, considerando os trâmites de importação" ao país. O aparelho chegará já com menus e manual em português.

0 comentários:

Postar um comentário